Close

Inovação, Estratégia e Gestão Empresarial

EVENTO

DATA
Julho à Dezembro de 2020
REALIZAÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO
SINDICAMP OTM Editora
INFORMAÇÕES
[email protected]
+55 11 5096-8104
LOCAL
SINDICAMP
Rua Adalberto Panzan, 92
Terminal Intermodal de Cargas(Tic)
Campinas – SP

Ver mapa

O programa INOVAÇÃO, ESTRATÉGIA E GESTÃO EMPRESARIAL, já demonstrou sua importância para os profissionais que buscam informação e atualização sobre diferentes assuntos relacionados ao transporte e também para as empresas fornecedoras de produtos e serviços que encontram aqui uma ferramenta de aproximação com os empresários e executivos do setor.

Dando continuidade a esta iniciativa, o SINDICAMP promoverá durante o ano encontros em formato ON-LINE com profissionais especializados, no formato de workshops, que debaterão sobre temas estratégicos e inspiradores focados no aumento da produtividade e rentabilidade das empresas.

Faça sua inscrição clicando AQUI

 

TEMAS 2020

Transformação digital

Transformar o negócio em digital não é apenas adotar novas soluções de tecnologias de informação (TI), mas saber utilizar a tecnologia para otimizar resultados, garantir uma maior competitividade e gerar novos modelos de negócio.

A transformação digital precisa fazer parte de um planejamento estratégico bem definido pela empresa, pois ela significa também uma mudança radical na mentalidade da gestão e de todo o quadro de funcionários, entre outras coisas.

 

Eletrificação Veicular (Eletromobilidade)

A necessidade de redução das emissões veiculares é hoje um desafio real e precisara ser trabalhada com seriedade nos próximos anos. Isso afetará um grande e complexo ecossistema, e o transporte é parte central disso.

O assunto ainda e novo no Brasil, mas questões como preço dos veículos, custos operacionais, autonomia, durabilidade e descarte de baterias… precisarão ser analisados e podem representar até uma vantagem competitiva.

 

Gestão da telemetria

A telemetria e a telemática são tecnologias complementares presentes na maioria dos veículos comerciais. Com os avanços tecnológicos os equipamentos começam a ganhar maior inteligência e conectividade facilitando o trabalho dos gestores.

Qual é o futuro dessa tecnologia e sua integração com a empresas, clientes e infraestrutra viária?

 

Montadoras, Serviços e Sistemistas

A aquisição de um novo veiculo passa pelo atendimento das solicitações técnicas necessárias para o desempenho de sua função, custos operacionais, disponibilidade e prestação de serviços.

Além disso, cada vez mais os sistemistas (fornecedores de peças e equipamentos) começam a aparecer como elementos importantes na concepção do produto e, em parceria com as montadoras, apresentam soluções mais integradas e inovadoras.

 

Óleos Lubrificantes, aditivos e fluídos

O desenvolvimento de novos “powertrain” leva em consideração as restrições ambientais, o aumento da eficiência energética, a economia de combustível e o aumento da vida útil dos componentes, fazendo com que os óleos lubrificantes, os sistemas de lubrificação acompanhem plenamente estas modificações.

A utilização correta do óleo lubrificante, aditivos e fluídos, aliada a um programa de análise periódico, pode proporcionar extensão dos períodos de troca e, consequentemente, uma redução significativa dos custos operacionais.

 

Gestão de Pneus

Conhecido como o segundo colocado nos custos operacionais de uma empresa de transporte o gerenciamento de pneus é um fator de constante preocupação para os gestores de frota. Além do custo que representa, o bom estado dos pneus é um dos importantes fatores para a segurança dos motoristas e da carga transportada.

Estamos cuidando adequadamente deste importante item?

 

LGPD – Lei geral de proteção de dados

A Lei de Proteção de Dados (LGPD) foi sancionada em 2018 e visa estabelecer regras que as empresas terão que seguir para garantir controle sobre a coleta, uso e transferência de dados pessoais no Brasil, disciplinando o tratamento de qualquer informação que identifique uma pessoa.

Isso significa que a partir de agosto de 2020, qualquer empresa pública ou privada precisará adequar seus processos para obter o consentimento explícito e assegurar a proteção dos dados de clientes na hora de coletar, armazenar e usar essas informações.

Se prepare para as adequações necessárias nas diversas áreas; jurídica, TI , negócios e processos treinamento de funcionários, entre outras, para proteger sua empresa e seus clientes das ameaças virtuais.

 

RH Estratégico

Como tornar o RH mais estratégico e eficaz?

As mudanças cada vez mais aceleradas no mercado tem exigido por parte dos empresários e executivos um enfoque diferenciado para a Gestão de Pessoas. A empresa com pessoal capacitado, alinhado com seus objetivos e foco nos resultados, passa a ganhar visibilidade no mercado, trabalha melhor com a tecnologia e toma decisões mais rápidas e efetivas tornando-se consequentemente mais competitiva.Sua empresa está sincronizada essa realidade?

 

Eficiência Energética

A utilização racional de energia eficiência energética passa pela utilização eficiente do trem de força quando nos referimos aos veículos automotores.

Chamamos de trem-de-força o conjunto de componentes que são responsáveis pela geração e transmissão de força até o solo para que o equipamento seja tracionado.

O trem-de-força é composto pelo motor, conversor de torque, transmissão, diferencial e cubos redutores das rodas.

O aumento de automação de transmissões com integração profunda aos motores diesel de última geração já representa um ganho expressivo em termos de consumo de combustível e custo operacional e também podem representar um potencial importante de ganhos imediatos de eficiência energética, com baixo custo de investimento.

 

Sistema de Abastecimento

O combustível representa cerca de 35% dos custos totais (fixos + variáveis) da frota da maioria das empresas.

Além disso, com a introdução do Proconve Fase 7 (Euro V), redução das emissões por veículos pesados a diesel, houve a necessidade da utilização do Arla 32 (Agente Redutor Liquido de Óxido de Nitrogênio Automotivo) que adicionou cerca de 1,5% aos custos.

A gestão inteligente do consumo de combustível nas frotas de veículos comerciais é, portanto, estratégica para a competitividade das empresas. Como tirar o melhor resultado dessa situação?

 

Matriz Energética (combustíveis alternativos)

O objetivo é compartilhar uma visão geral sobre o futuro da matriz energética, tecnologias e combustíveis: fósseis, renováveis e sua importância.

Este assunto é de vital importância para o país e a decisão pelo combustível mais viável impacta diretamente nos custos da frota.

 

Sustentabilidade

Gestão sustentável é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações.

Atualmente a preocupação com a proteção ao meio ambiente e o uso de tecnologias sustentáveis tem sido o foco principal no desenvolvimento de quaisquer tecnologias.

As empresas de transporte precisam se preparar para este novo desafio que pode ser um diferencial no fechamento de novos negócios.

 

Gestão da Segurança

A Assembleia-Geral das Nações Unidas editou, em março de 2010, uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. O documento foi elaborado com base em um estudo da OMS (Organização Mundial da Saúde) que contabilizou, em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países. Aproximadamente 50 milhões de pessoas sobreviveram com sequelas. Qual é a situação atual do Brasil nesse quadro e qual é o balanço na véspera do término do prazo da resolução?

 

TCO

O Total Cost of Ownership (TCO), em português Custo Total de Propriedade, é uma métrica de análise que tem como objetivo calcular os custos de vida e de aquisição de um produto, ativo ou sistema. Essa maneira de avaliar os custos é muito importante para o mundo dos negócios, pois consegue avaliar os custos de compra e também todos os aspectos de uso e manutenção de qualquer equipamento. O entendimento deste indicador torna os custos diretos e indiretos de um investimento mais claros, além de facilitar a otimização dos gastos relacionados à infraestrutura já existente