Close

Fórum de Gestão e Conectividade de Frotas

EVENTO


Mais informações

Galeria de imagens

Download_Palestras-2016

https://drive.google.com/file/d/0B3pU5VybV29ScW03eE5GTldXT3c/view?usp=sharing

*Marcelo Fontana

Criado em uma época quando ainda pouco se falava no assunto, o Fórum de Gestão e Eficiência de Frotas chegou à sua décima edição em 2016. Acredito que em setembro de 2007, quando realizamos o primeiro evento sobre o tema, nem nós mesmos poderíamos imaginar a importância que o assunto viria a ganhar dez anos depois. No atual cenário econômico, a principal preocupação dos gestores de frota é reduzir custos e ganhar eficiência. E é exatamente este o papel do nosso fórum: apresentar a empresários e executivos as melhores práticas para atingir este objetivo.

O setor, porém, não precisa somente conhecer alternativas para lidar com as dificuldades atuais, mas, principalmente, se preparar para os desafios que as novas tecnologias impõem à atividade. Essas tecnologias avançam a uma velocidade incalculável, modificando o mundo à nossa volta, a forma como vivemos e todo o processo de produção da indústria e das atividades de comércio e serviços. Tudo está conectado. A internet das coisas (IoT) revolucionou nosso dia a dia.

A nova realidade do transporte de carga e de passageiros no Brasil conta com frotas conectadas, mas os avanços nessa área são tão rápidos e ainda falta conhecimento aos gestores para interpretar todas as informações geradas nesse mundo conectado. Para dar ênfase ao tema, acrescentamos neste ano no Anuário de Gestão e Eficiência de Frotas um item sobre conectividade no Guia de Serviços de Pós-Venda das montadoras, para que os gestores conheçam o que cada indústria está desenvolvendo para beneficiar os frotistas que usam seus veículos. Também é preciso estar atento a um dos pontos cruciais para o sucesso de uma atividade: a inovação. O processo de inovação deve ser permanente e as empresas que não adotarem esse mantra dificilmente poderão manter-se competitivas. É nesse caminho conectado ao universo de possibilidades que se apresentam ao gestor de frotas que pretendemos continuar, por muitos anos, como o principal fórum de debate do setor.

Obrigado a todos que têm nos apoiado e nos prestigiado nessa jornada.

*Marcelo Fontana – Diretor da OTM Editora

 

Patrocinadores e apoiadores da edição 2016